terça-feira, 16 de maio de 2017

Comércio Varejista Geral: Atividade do comércio varejista no País ainda patina


O comércio varejista brasileiro recuou pelo segundo mês consecutivo, com queda de 1,9% em março em comparação com fevereiro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o pior resultado para o mês em 14 anos, desde março de 2003, quando a queda foi de 2,5%. 

Nos primeiros três meses de 2017, o comércio acumula queda de 3%. Nos últimos 12 meses a queda foi de 5,3%. Em relação a março de 2016, o varejo nacional recuou 4%, em termos de volume de vendas, 24ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. 

Esses últimos dados sinalizam a possibilidade de rever as projeções de desempenho do varejo nesse ano, porém, é precisa entender alguns aspectos conjunturais: a possibilidade do comércio haver melhorado com a Páscoa somente será possível de avaliar com dados de abril, e mesmo assim, a comparação será dificultada pelo fato de que o feriado cristão do ano passado ocorreu em março.

No mais, vale a pena afirmar que os novos dados desmancham os boatos do governo ter manipulado as estatísticas, pois a tendência de queda do varejo está de acordo com as dificuldades econômicas representadas pelo desemprego e o nível de endividamento das famílias. 

Especialista do Setor: Francisco Lira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário