segunda-feira, 3 de julho de 2017

Comércio Varejista: O Carrefour abrirá o capital no Brasil


O Carrefour anunciou que suas ações serão vendidas na oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) por um valor que vai de R$ 15,00 a R$ 19,00. O preço dos papéis na oferta será fixado no dia 18 de julho. A estreia na B3 está prevista para 20 de julho. Os papéis serão listados no Novo Mercado.

Essa captação programada de recursos é um possível prenúncio de uma estratégia de investimento e expansão desse grande grupo de varejo no Brasil, como geralmente são as IPO’s  (a companhia aérea Azul abriu o seu capital para conseguir recursos para expandir suas operações), no entanto, grande parte dos recursos irá para o caixa, ou seja, não fica claro se a empresa usará esse caixa para construir novos hiper e supermercados ou se usará como reserva financeira para sustentar melhores  preços frente aos concorrentes. Sabe-se que com a retomada do crescimento econômico no Brasil, os varejistas buscarão (re)conquistar os clientes que se perderam com a crise. 

Cabe comentar que até o momento, a filial brasileira não paga os royalties pelo uso da marca Carrefour à matriz na França, mas após a abertura de capital, a filial terá que pagar, conforme os resultados da empresa. Isto trará uma nova dinâmica para a atuação do grupo no Brasil. 

Especialista do setor: Francisco Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário